rss facebook google

Glória ao homem ou glória a Deus?


Existem muitos ensinos na atualidade que tem se tornado extremamente nocivos aos homens. Os piores ensinos são aqueles que fazem com que o coração humano, já inclinado ao pecado, cometa a idolatria do “EU” se torne maior. Nas ultimas décadas a psicologia tem se infiltrado na teologia! No intuito de agradar aos ouvintes, falando aquilo que agrada ao invés do que é bíblico. O resultado é que o homem tem sido glorificado no lugar de Deus, saímos do padrão bíblico onde Deus é centro, e centralizamos o homem.
Os ensinos mais preciosos do Evangelho tem se perdido, pouco a pouco a palavra de Deus tem sido esquecida, doutrinas fundamentais como salvação pela graça e a soberania de Deus praticamente se perderam em algumas igrejas. Vou destacar neste artigo um erro muito grande que tem se propagado, o versículo a seguir trás um principio perigoso quando mal interpretado:


Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;” (Gênesis 12:1)

Normalmente o chamado de Abraão tem sido muito mal ensinado pelos pregadores modernos, eles dizem que Deus escolheu Abraão porque ele era fiel, segundo esse ensino Abraão era um grande exemplo e Deus olhou para terra e viu “O CARA”. Isso é uma grande incoerência, esses pregadores ensinam que Deus resolveu após a queda da raça humana, criar seu próprio povo, mas precisava de um homem para iniciar. Ai nasce Abraão e salva os planos de Deus, mais que isso é como se Deus estive-se de mãos atadas dependendo da sua criação caída, ansioso para nascer alguém valoroso. Não existe nada mais ridículo do que essa visão, ela é totalmente contraria a bíblia.
A coisa ainda fica pior! Pergunte para um destes falastrões onde a bíblia diz isso, a resposta é trágica eles dizem: 

“Deus olhou do céu procurando um homem diferenciado para ser o patriarca de uma nova  nação. Ele viu que Abraão só tinha uma mulher e ainda estéril, ai Deus pensou,  se esse homem é fiel a uma só mulher e ainda nestas condições, o que ele não fará por mim se eu chama-lo.”

Pode até parecer que existe alguma lógica nisso, mas não há nada mais ridículo. Primeiramente essa teoria furada esta baseada em uma “suposição” do que Deus pensou, sabemos que ninguém sabe os pensamentos de Deus (Isaías 55:8,9) . Segundo esse principio adotado por alguns também ignora o fato de que Abraão era pecador, era idolatra como todos na sua região, sua história mostra que era pecador e fraco como todos os homens. Sim ele teve seus méritos, mas só conseguiu, pois a graça de Deus era sobre ele. Ai fica a pergunta, porque então Deus escolheu Abraão? A resposta é simples “porque ele quis”. Deus é soberano e faz o que quiser.
A glória é de Deus ele é o herói da história, não depende de homens ele faz como quer sempre. Deus dirige a história como quer. Davi sabia disso quando relatou:    

“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Salmo 139:16)

É bem possível que muitas pessoas nem conheçam esse versículo  e outros que vou mostrar. Mas o fato é que os dias do homem estão determinados, nós não somos maquinas possuímos responsabilidades. Porém a Escritura é clara no fato de como Deus conduz a história. Tanto Davi como Abraão eram bênçãos pois o Espírito de Deus estava sobre eles, e não porque eram os caras. A glória de Deus tem sido roubada pelos pregadores, a ideia que você é o “capitão do seu destino” é muito comum, mas a bíblia diz que dependemos de Deus para tudo. Meu objetivo neste artigo é ajudar as pessoas entenderem que o Deus da bíblia não é o papai Noel, ele não enviou Cristo ao mundo porque o homem é maravilhoso! Ele enviou Cristo porque o homem é “nojento” só o próprio Deus poderia fazer expiação por nossos pecados, nossas melhores obras, as mais nobres são imundas (Isaías 64:6).

O Deus da Escritura não esta implorando por atenção, quase se sentindo solitário. Ele é poderoso e gracioso. Não caia no erro de achar que sua salvação vai ser alcançada por obras de merecimento, você por acaso é judeu? Eles que criam assim. A bíblia deve ser entendida no seu todo, não em partes, versículos isolados e mau interpretados fora de seu contexto. Não esqueça Deus é soberano, observe atentamente essa passagem:

(Romanos 9:10-13) 10 E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. 11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),12 já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço.13 Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.

Antes de nascer e fazerem qualquer obra, Deus já havia “escolhido” Jacó.  Este é o ensino da bíblia sobre o Deus soberano, criador que exerce seu direito. Nem Abraão, Isaque, Jacó ou Davi tem méritos, todos eles foram “chamados e capacitados” por Deus mediante sua graça! Existem pessoas que ensinam que você também pode fazer tudo como eles, bastando o poder da mente, positivismo e muita determinação. Essa ideia exclui a soberania de Deus, e faz com que os homens se tornem “crianças mimadas” que tudo tem que ser do seu jeito, sem respeitarem os planos soberanos de Deus, existe toda uma geração que se diz cristã, mas não depende nem espera em Deus. Uma geração incapaz de orar como Jesus e os apóstolos dizendo “seja feita sua vontade”, como se a vontade do homem fosse melhor do a de Deus. Talvez você se escandalize por ver que Deus é soberano, quem vai lhe responder é Paulo:

(Romanos 9:14-23)  14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! 15 Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. 16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. 17 Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. 18 Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz. 19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? 20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? 22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, 23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão.

É meu amigo “Deus é soberano”, o ensino falso água com açúcar esta muito desalinhado com a palavra verdadeira de Deus. O meu medo é que os momentos de culto dos evangélicos estão sendo tão idolatras como o das outras religiões, pois um ídolo na mente é igual um de pau e pedra. Você adora o Deus da bíblia ou um moderno? Talvez você escolheu a igreja A, B ou C para frequentar não baseado no ensino bíblico mas no que mais lhe agrada, que mais massageia seu ego. Isso é idolatria fuja dela. O Senhor é soberano sempre. Se você é salvo, se nasceu de novo, é porque Deus lhe chamou e não porque você é melhor do que os que se perdem. Se este ensino é novo para você, fuja da religião que se baseia na psicologia. Volte as Escrituras, elas são ricas em coisas profundas e incríveis. “Glória somente a Deus”.

Artigo: Luiz Felipe Ramos


Pagina Anterior Proxima Pagina Página inicial