rss facebook google

O que realmente é o dom de falar em línguas.


Se existe um assunto muito debatido hoje em dia, é a questão do dom de línguas. Muita gente me pergunta sobre isso, e baseado nas principais perguntas, vou responder o melhor possível o que a Bíblia fala sobre isso. Não vou além do que as Escrituras dizem, também não vou fazer especulações nem omitir o que está escrito. Para responder a este assunto vou usar várias passagens, o ideal é que o capítulo todo seja lido, e que você tenha paciência e leia tudo. Cheguei a conclusão que posso resumir as dúvidas que a maioria das pessoas tem em  3 perguntas:

1-   O dom de línguas é uma evidência do batismo com o Espírito Santo ou um dom do Espírito?
2-   As línguas são estranhas “língua dos anjos” ou humanas?
3-   Como funciona, qual o propósito e o uso deste dom?


O falar em línguas é uma evidência do batismo com o Espírito Santo ou um dom do Espírito?

 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (Atos 2:1-4. ) Essa é a primeira menção do dom de línguas, quando os apóstolos e os discípulos que andaram com Jesus receberam o Espírito Santo eles começaram  falaram em línguas. As pessoas que defendem a ideia que falar em línguas é uma evidência  do batismo com o Espírito Santo, se utiliza desta passagem. Porém aqui não há nenhuma afirmação sobre isso, o que podemos fazer é investigar outras passagens que os discípulos são cheios do Espírito Santo e analisarmos se isso é uma regra, um padrão exato ou uma manifestação específica do Espírito Santo com um propósito maior.
 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.”  (Atos 4:31).  Temos os discípulos cheios do Espírito Santo mais uma vez, dessa vez foi tão poderosa a manifestação espiritual que o lugar até tremeu. Mas os discípulos não falaram em línguas.  Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo
(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.” (Atos 8:14-17).
  Vemos o relato de que Pedro e João foram a Samaria com o propósito específico de que os discípulos recebessem o Espírito Santo, e mesmo sendo cheios dele não falaram em línguas.   E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. “(Atos 9:17-18).  Na conversão de Paulo nós temos grandes acontecimentos, Ananias é enviado para que Paulo volte a enxergar e seja cheio do Espírito Santo, é exatamente isso que acontece. Porém mais uma vez, também não vemos o dom de línguas se manifestar. E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.” (Atos 10:44-46). Nesta passagem os novos convertidos foram cheios do Espírito Santo e falaram em línguas. Esta passagem é muito interessante porque se eles não falassem em línguas provavelmente Pedro não iria acreditar que Deus os aceitou.

Estudando estas passagens podemos concluir que o falar em línguas não é um padrão, quando uma pessoa é cheia do Espírito Santo, alguns estudiosos entendem que o Batismo no Espírito Santo é o ato de ser Ligado ao corpo de Cristo, é o momento em que uma pessoa nasce de novo. Se formos entender a Bíblia como um todo como é o certo e não somente com passagens isoladas, podemos realmente concluir que “o novo nascimento é o batismo de fogo”.

Ainda alguns estudiosos dizem que especificamente no dia de pentecostes os discípulos falaram em línguas, como uma evidência para que todos vissem a inauguração do reino de Deus. E também que os gentios falaram em línguas como sinal e evidência que foram aceitos por Deus. Se as línguas existem, mas não é um padrão exato devemos entender que “línguas são um dom ”. Aprendemos com a teologia que as Escrituras devem ser interpretadas com a própria Escritura, ou seja, as passagens indiretas ou obscuras devem ser compreendidas com as que falam mais claramente do mesmo assunto, e não de forma isolada e especulativa. Por isso vamos ler uma passagem mais clara. “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” (1 Coríntios 12:27-31).   Paulo está tratando sobre “dons espirituais”, a base de seu argumento é que como o corpo tem vários membros, também os membros do corpo de Cristo tem vários dons diferentes. Em uma série de afirmações sobre os dons, inclusive deixando claro que as línguas são o menos importante, ele faz várias perguntas retóricas como acabamos de ler. Bom aqui não é uma questão de Bíblia, mas de se entender o Português, qualquer pessoa que entende o mínimo de gramática percebe que Paulo está deixando bem claro que nem todos falam em línguas.

Conclusão, segundo as Escrituras, fica claro que falar em línguas é um dom e não evidência do novo nascimento, também fica claro que não torna ninguém mais ou menos espiritual. Afirmar ao contrário é dizer que a Bíblia se contradiz, também não é sadio fazer especulações baseadas no achismo ou em experiências particulares. Bom no final das 3 perguntas vou dar um parecer maior sobre isso.

As línguas são estranhas “língua dos anjos” ou humanas?

Agora podemos ser mais breves, primeiramente a palavra línguas no original em grego, é traduzida literalmente como “idiomas”. Se lermos a Bíblia inteira vamos ver que em nenhuma parte ela diz que o dom de línguas é algo que se fala em língua dos anjos. A única menção a isso poderia ser Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.” (1 Coríntios 13:1).  Paulo não diz que falava língua de anjos, ele diz que ainda que falasse a dos homens e dos anjos sem amor não haveria sentido. Vamos pensar um pouco, qual o contexto dessa carta? Melhor ainda, para quem ela foi enviada? Ela foi enviada para os coríntios, uma igreja tida como carnal, cheia de problemas. Uma igreja que quando estudamos esta carta, fica claro que um queria ser melhor que o outro, onde havia distinção desde a parte financeira até questão dos dons. Depois de Paulo ensinar ele arremata dizendo, com minhas palavras  “Ei, seus carnais o foco de vocês deveria estar no amor, este é o caminho espiritual”

A pessoa que forçou a interpretação das palavras de Paulo foi no mínimo mal intencionada, mas não fiquemos somente nisso vamos voltar a Atos E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?” (Atos 2:7-8).  Quando os apóstolos falaram em línguas as pessoas foram evangelizadas, elas ouviram as grandezas de Deus cada um em sua língua. Bom, não sei de onde surgiu esta ideia de falar coisas sem sentido, mas a Sagrada Escritura nos mostra o objetivo deste dom.  

Como funciona, qual o propósito e o uso deste dom?

Ainda lembrando de Atos 2, fica claro que o uso deste dom é para o evangelismo. Porém Paulo fala algo curioso. “E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.” (1 Coríntios 14:27-28).  Se Paulo estivesse vivo com certeza iria recriminar algumas igrejas hoje. Eu já vi igrejas que pareciam um hospício, um monte de gente falando coisas sem sentido. A forma que alguns acham que usam esse dom é no mínimo imatura e errada.

Agora gostaria de fazer algumas conclusões para encerrar, primeiramente gostaria de deixar claro o perigo de se interpretar errado as Escrituras, eu já conheci muita gente nascida de novo, cheia de fruto do Espírito, tremendamente frustrada por ter sido ensinada de forma errada, achando que Deus não se agrada delas. Também já conheci gente completamente carnal, mas que dava um jeitinho de falar em línguas e os outros o achavam o máximo. Devemos usar a cabeça, estudar as Escrituras, pois ela é muito clara.  Na minha opinião, algumas pessoas na falta de andar em Espírito ficam criando formas de aliviarem sua consciência carnal, ai inventam dons, na maior picaretagem do mundo, inventam que cair no espírito é sinal de poder e um monte de coisa ridícula, e o Evangelho que é bom não é pregado. E por último pense comigo, se o dom de línguas é para evangelizar, Deus deveria dar aos missionários em terras estrangeiras você não concorda? Mas procure os verdadeiros missionários de hoje, a maioria fica muito tempo aprendendo o idioma do lugar que vai exercer seu ministério. Se o espírito não tem derramado seu dom sobre eles para que vai fazer isso com outros?

Devemos levar em conta que há coisas nas Escrituras que foi direcionada para pessoas específicas, por exemplo, temos nos evangelhos várias coisas que Jesus disse especificamente aos apóstolos e não a todos os cristãos de todas as épocas! Tem gente que vive dizendo tudo na Bíblia vale para hoje, eu pergunto de onde você tirou isso? Onde? A resposta só pode estar na própria mente vazia, eu já ouvi gente dizer: Não há diferença entre nós e os apóstolos em nada!  Não há? Eu pergunto, você andou com Jesus? Seu nome estará escrito nas 12 portas do céu? A resposta é não, então vamos estudar mais a Palavra de Deus.
Bom, espero ter ajudado com este artigo, minha motivação não é debater doutrinas, mas ajudar pessoas que vão se frustrando por não conhecer as Escrituras.

“Glória somente a Deus”
Por Felipe Ramos

Pagina Anterior Proxima Pagina Página inicial