rss facebook google

Cristão fica doente?

Essa semana eu fiquei muito gripado, febre, dor no corpo, cabeça e um grande mau estar. Fiquei assim uns 6 dias, embora  preferi-se não ter estado doente, fiquei muito feliz pelo que aconteceu.

Acabei refletindo que mesmo sendo jovem e forte, sou tremendamente frágil, refleti como não sou nada e como só Deus é tudo. Minha vida pode ser consumida a qualquer momento por uma doença, acidente ou qualquer outra coisa. Isso me fez lembrar o quanto Deus é misericordioso em ter me chamado para salvação, pensei muito nesses dias na eternidade e na bondade do Senhor. Resumindo creio que Deus foi glorificado em tudo isso e eu desfrutei de momentos de maturidade espiritual mesmo com o corpo debilitado.

Talvez você pense, que bom! mas isso não é tão incrível. Afirmo que isso é sim incrível, vou explicar porque.


A alguns anos atrás eu pensava como a maioria das pessoas. O ensino popular de que a fé nos cura de todas as enfermidades. Para muitos evangélicos, os crentes adoecem e não são curados porque lhes falta fé em Deus. Será que poderemos dizer que todos os Cristãos doentes sem exceção, estão ali porque pecaram contra Deus, ficaram vulneráveis aos demônios e não têm fé suficiente para conseguir a cura? Em outra época meus dias de gripe forte me fariam sentir assim:

"Eu faria tudo como fiz essa semana orar e suplicar por cura. Mas se ela não acontece-se, eu iria me sentir um fraco sem fé, iria abrir um jejum para repreender aquela seta maligna, não iria tomar remédio, pois fé é chamar a existência aquilo que não existe! ou seja se creio na cura não preciso de remédio. Resumindo faria varias idiotices e talvez piora-se meu estado de saúde. "

Resultado:  Deus não seria glorificado, eu ficaria mais tempo doente, e o peso da situação seria pior. Outro detalhe, se caso Deus em sua misericórdia me levanta-se instantaneamente após a oração, eu iria me orgulhar e achar que sou o cara! que minha fé é TOP, ao invés de amadurecer eu teria ficado mais imaturo e orgulhoso. E mais se alguém fica-se doente depois disso, eu iria ser rude ao invés de apoiar, eu diria, ONDE ESTÁ SUA FÉ?  

É nesse ponto que muitos evangélicos que adoeceram, ou que têm parentes e amigos evangélicos que adoeceram, entram numa crise de fé. Muitos, decepcionados com a sua falta de melhora, ou com a morte de outros crentes fiéis, passam a não crer mais em nada e abandonam suas igrejas e o próprio Evangelho. Outros permanecem, mas marcados pela dúvida e incerteza. Todavia, conforme a Bíblia e a história nos ensinam, mesmo homens de fé podem ficar doentes.
.
Há diversos exemplos na Bíblia de homens de fé que ficaram doentes e até morreram dessas enfermidades. Um deles foi o profeta Eliseu, que padeceu de uma enfermidade que o levou a morte: “Estando Eliseu padecendo da enfermidade de que havia de morrer” (2Re 13.14). Outro, foi Timóteo. Paulo recomendou-lhe beber vinho por causa de problemas estomacais e enfermidades freqüentes: “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades” (1Tm 5.23).
.
Ao final do seu ministério, Paulo registra a doença de um amigo que ele mesmo não conseguiu curar: “Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei-o doente em Mileto” (2Tm 4.20).
.O próprio Paulo padecia do que chamou de “espinho na carne”. Apesar de suas orações e súplicas, Deus não o atendeu, e o apóstolo continuou a padecer desse mal (2Co 12.7-9). Alguns acham que se tratava da mesma enfermidade da qual Paulo padeceu quanto esteve entre os Gálatas: “a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto” (Gl 4.14). Outros acreditam que era uma doença nos olhos, pois logo em seguida Paulo diz: “dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para mos dar” (Gl 4.15). Também podemos mencionar Epafrodito, que ficou gravemente doente quando visitou o apóstolo Paulo: “[Epafrodito] estava angustiado porque ouvistes que adoeceu. Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza” (Fp 2.26-27).

Também não podemos nos esquecer do livro de Jó, que é um livro fabuloso, onde o estudo e discernimento é tudo, a maior parte do livro é um diálogo entre Jó e seus amigos, as declarações feitas por seus amigos formam um misto de verdades e inverdades, pois no fim do livro o próprio Deus condena a linha de raciocínio deles: "Depois que o Senhor disse essas pala­vras a Jó, disse também a Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó. (Jó 42:7)"

O problema  é que os amigos de Jó associavam problemas com desfavor de Deus, sua teologia era reprovada por Deus. Porém hoje a mesma ideia faz parte da cultura evangélica brasileira, mas esse pensamento não é bíblico. Este pensamento atual foi reprovado por Deus, não tem base na Escritura e faz com que as pessoas se tornem imaturas e insensíveis. Devemos confiar em Deus em todos os momentos. Oremos por cura, mas também devemos entender que "seja feita sua vontade".

Meu intuito aqui não  é fazer apologia ao conformismo, devemos orar e crer na cura! Mas a bíblia deixa claro que estamos sujeitos a vontade de Deus. Sejamos maduros e saibamos glorificar a Deus em qualquer situação.

"GLÓRIA SOMENTE A DEUS"
 ARTIGO: Luiz Felipe Ramos

Pagina Anterior Proxima Pagina Página inicial