rss facebook google

ENSINOS BASICOS DO EVANGELHO

1- A origem de tudo
Quando DEUS decidiu criar o homem, o fez à sua imagem e semelhança “moral e dotado de raciocínio” o criou para Sua glória. No Jardim do Éden Deus fez um pacto como homem, embora fosse o homem perfeito poderia escolher não obedecer a Deus, esse pacto de obras possuía um detalhe apenas “não comer do fruto que Deus proibiu”.O homem foi tentado por Satanás, que era a serpente, a comer da árvore da ciência do bem e do mal, essa era a única forma de pecar no Jardim do Éden, ai começou todo o problema porque DEUS havia dito: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. (Gênesis 2:17). O homem morreu completamente naquele dia no sentido espiritual e moral, a consequência disso foi uma separação total de DEUS, uma barreira de inimizade intransponível e esse evento é conhecido como  “A queda da raça humana”.
Com a morte espiritual o homem se entregou completamente à maldade. A natureza humana ficou completamente corrompida e o homem já nasce contaminado: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. (Gênesis 6:5). Toda a humanidade nasce inimiga de DEUS e não quer se reconciliar, isso está na própria natureza humana (Leia: Romanos 1:18 ao 32 e 3:10 ao 18). Observe, uma criança embora pura com o passar dos anos começa mostrar sua natureza, provavelmente você precisa educar seus filhos! Mas nunca precisou ensiná-lo a mentir, ser egoísta ou bater em alguém, etc… isso já está na natureza, o próprio DEUS disse: “E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz”.(Gênesis 8:21)
A bíblia afirma que o homem nasce totalmente depravado, corrompido e inimigo de DEUS inclinado à ser rebelde aos mandamentos e vontade de DEUS, por isso é merecedor de condenação eterna, ou inferno. Todos já nascem condenados independente de obras, porque o problema não são só as atitudes, mas a sua própria “natureza” em si, pois está “morta” espiritualmente.
2- Como Deus vê o homem natural ?
“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniqüidades”. (Isaias 64:6,7)
Assim DEUS vê o homem como o imundo, o cheiro do pecado exala de longe como o cheiro de um leproso, a bíblia nos chama de aborrecedores de Deus, porque quebramos toda sua Lei e somos mortos espiritualmente como um defunto putrefacto. Você não conviveria com um cadáver podre ao seu lado, não comeria com um cadáver à mesa! Deus também não, embora o ser humano possa dizer que ama a Deus ele o aborrece com sua conduta, na verdade eles amam um deus que criaram em suas mentes mais para “papai noel” do que o DEUS da bíblia.
A bíblia diz que Jesus se fez maldito para que o homem fosse bendito. Significa que Jesus ocupou nosso lugar de “malditos” essa é a forma que Deus vê o homem não regenerado o nascido só da carne como MALDITO, merecedor da maldição eterna.
3- A condição do homem natural
A bíblia ensina que o homem só morre uma vez. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”       (Hebreus 9:27).
Não há sono eterno muito menos reencarnação. Todo homem um dia morrerá, mas sua alma é eterna e só há dois caminhos: céu e inferno. O homem natural já está condenado ao inferno independente de suas obras porque está morto espiritualmente e como vimos acima a justiça do homem é como “trapo imundo”, o mais justo é podre e abominável a DEUS. Como ele não pode se auto justificar está perdido, porque o que um defunto pode fazer por ele mesmo? Nada ele está morto!
Vou usar um exemplo dado por C.H Spurgeon “o homem natural vive em um estado de suspensão de sentença, porque ele já está morto, mas ainda tem essa vida. Exemplo: Imagine um país onde há pena de morte e um homem quebra todas as suas leis, é pego em flagrante: “esse homem será condenado à morte” mesmo que a condenação esteja marcada para daqui seis meses ou um ano “esse homem estará em uma suspensão de sentença provisória” para a sociedade ele já está morto não vota, não recebe herança, não compra, etc… Já é considerado morto mesmo que ainda não foi punido, essa é a situação legal de todos os homens naturais já estão condenados e a condenação é Eterna. A condenação se chama inferno”. O período que vivemos nesta terra é como a vida de um condenado ao corredor da morte. Um curto período até sua destruição!
4- O julgamento
Todos os homens vão enfrentar o julgamento “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (2 Coríntios 5:10). Deus julgará cada homem por suas obras, os que não creram no evangelho e não nasceram de novo serão lançados no inferno. Todos os mortos estarão neste julgamento, os que já morreram e os que ainda vão morrer, sejam grandes ou pequenos, gente importante quando vivo ou simples, reis e plebeus, etc… Não importa o que foi! Quando o homem morre seu nome é MORTO e todos se submetem a DEUS, neste julgamento os livros serão abertos, eles contém todos os registros da sua vida cada atitude e pensamento, um histórico perfeito feito segundo a segundo inclusive o fato de você estar lendo esse estudo e sua reação mediante ele, porque significa uma oportunidade.
Também será aberto o livro da vida onde estará o nome dos salvos, os que creram no evangelho, aceitaram Jesus como seu Senhor e Salvador e pelo novo nascimento operado pelo Espírito Santo vivem uma vida reta e em obediência a Deus e à Sua Palavra. Os que não estiverem nesse livro serão lançados no inferno para todo sempre. O critério do julgamento será a conduta da pessoa na terra, porém você não será avaliado pela lei humana, mas de DEUS. Todo homem se acha justo aos seus próprios olhos ou justifica “tem gente pior que eu”, mas no julgamento você será julgado pelo padrão de DEUS descrito em sua Palavra. Imagine o julgamento descrito nessa passagem:  E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”.  (Apocalipse 20:11,12,15).
 Você está sendo conduzido à sala do julgamento quando derrepente vê a Terra e os céus literalmente fugindo, o planeta como ganhando vida e fugindo da glória, justiça, santidade e poder destruidor do criador do universo, nesse momento você pensa duas vezes se quer ir à presença de Deus, mas não tem escolha você verá toda glória de Deus, aquele que com um dedo derrete a terra e mede o universo com a palma da mão. Neste julgamento cada pensamento seu, fantasia, atitude oculta, coisas que você jamais imaginou que seriam descobertas serão avaliadas e você será julgado. Coitado dos inimigos de Deus e os que rejeitaram a verdade do evangelho!
5- O inferno
Leia: (Isaias 66:15), (Mateus 13:50), (Marcos 9:47ao49), (Apocalipse 14:11 e 20:15).
 Seria impossível descrever o inferno, nossa mente humana não pode imaginar, mas com certeza todas as aflições que um homem já passou física e emocional multiplicadas por 100 não chegariam perto desse lugar de condenação, o inferno é onde o pecador ou homem natural vai passar a eternidade por punição pela queda do homem e seus pecados contra DEUS. Vou tentar descrever o inferno com base nas passagens citadas acima.
“A morte eterna será horrível! A pessoa passa a habitar em um leito de chamas, todos os seus sentidos estarão funcionando como aqui na terra e eles captarão cada horror do inferno. No inferno a pessoa só vê trevas e fogo, corpos dilacerados e agonizando e com isso o espanto e horror tomam sua alma, a pessoa queima eternamente com dor indescritível que nunca cessará, o verme da morte nunca morre e ajuda a torturar sua alma cheia de angústia e remorso. Essa pessoa ouve gritos, gemidos e ranger de dentes, talvez até gritos de socorro que nunca serão ouvidos, porque sua oportunidade já passou e o julgamento foi concluído. O cheiro é horrível de pele queimada, o gosto da própria carne na boca será para sempre essa alma não tem chance de escapar dali, pois é um grande abismo. Com certeza o maior desejo será que fosse totalmente aniquilado, engolido pela inexistência, mas esse é um luxo que ele não terá, pois essa condeção é eterna sem nunca ter uma alívio, estará eternamente morto passarão centenas, milhares, milhões e bilhões de anos, a eternidade dará incontáveis voltas em seus ciclos eternos  e essa alma viverá em tormento infinitamente. A morte eterna é pior que o aniquilamento.”
6- Intervenção divina
Quando o homem caiu virou inimigo de Deus e morreu espiritualmente. Após a queda de Adão os homens andaram sempre nas trevas, mas Deus sempre teve um proposito antes da fundação do mundo “para gloria de seu nome” . Depois de séculos Deus chamou um homem, Abraão, para de sua descendência começar uma nação separada e exclusiva de Deus, o povo hebreu, que receberia a lei mosaica com padrões morais, civis, com costumes e rituais de purificação que só durariam um tempo provisório até que o Salvador viesse. Dessa nação separada, vindo da descendência do rei Davi viria o Salvador da raça humana o nosso SENHOR JESUS CRISTO que morreria pelos pecados dos homens dando condição de salvar da condenação que todos já nascem e dando poder pelo Espírito Santo de mudar a nossa natureza que é corrompida e morta espiritualmente, separada de DEUS por uma barreira infinita.
A justiça e a santidade divina, demandam que nossos pecados sejam punidos. Se o seu pecado não for punido, Deus não é Santo. E se Ele não é Santo, Ele nem é Deus.
Em nosso estado de pecado, nós nem somos capazes de pagar pelos nossos próprios pecados, nos transformar, nem mesmo fazer as pazes com Deus. Nós somos inaceitáveis a Ele. Se deixados a mercê dos nossos pecados, iremos todos direto à perdição eterna. O Deus que é infinitamente Santo justamente derramará Sua ira sobre nós. Nossa única esperança é que alguém maior que nós faça por nós o que não podemos fazer por nós mesmos, e nos fazer aceitáveis a Deus.
Mas, quem pode pagar totalmente por todos os nossos pecados? Quem pode viver perfeitamente? Sem nenhum pecado? E merecer o favor de Deus para nós? Quem pode nos fazer aceitáveis a Deus? A resposta bíblica é clara: somente Deus pode fazer tudo isto, é por isso que Jesus teve que ir à cruz. Embora não fosse obrigado para fazer tal coisa, Ele, somente pela Sua graça e misericórdia, e pela bondade de Seu coração, tem feito os pecadores aceitáveis a Ele.
Como Deus fez uma coisa inesperada e incrível, como esta? Deus fez por intermédio do Senhor Jesus Cristo. E Ele tem feito isto de tal modo que os pecadores são salvos e a justiça ainda é mantida. O culpado segue livre, mas os padrões de justiça não são quebrados. Cristo, o Eterno Filho de Deus, veio a este mundo e se tornou um homem, viveu uma vida pura de obediência ao Pai, e morreu a morte que os pecadores mereciam morrer, satisfazendo por completo, todas as obrigações da lei.
Em Jesus Cristo, os pecadores são declarados reconciliados, aceitos por Deus. Assim nós lemos: “Deus nos fez agradáveis a si no Amado” (Efésios. 1:6).
 É importante entender que Deus não poderia nos perdoar e salvar sem ser injusto e como ele é justo e não pode negar a si mesmo, em Jesus somos perdoados sem Deus deixar de ser Santo o que nunca iria acontecer porque ele é DEUS. Entenda que se DEUS por sua total misericórdia não tivesse intervindo todos os homens nasceriam, viveriam e após a morte iriam direto para o inferno, mas Deus por seu amor não permitiu isso e agiu com graça, favor, não porque merecemos, pois somos como seus inimigos, mas nos reconciliou porque DEUS é bom “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.(João 3:16).
7- Cristo nosso substituto e redentor
“Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (João 3:17).
 A transgressão de Adão trouxe a condenação e a morte à toda geração humana. "Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 5:12).
 Deus decretou uma lei imutável: "A alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18:4). O pecado separa o homem de Deus. "As vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." (Isaías 59:2).
 Para nos aproximarmos de Deus há só um caminho. Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6). "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos." (I Timóteo 2:5-6).
 Deus, na sua infinita misericórdia e amor, planejou um meio pelo qual o pecador pode ser salvo. Deus enviou o Espírito Santo ao mundo para convencer homens pecaminosos da sua condição perdida. Nunca poderemos entrar no céu nem permanecer na presença de Deus enquanto houver pecado na nossa conta. Temos que ser salvos do pecado pela expiação que Cristo consumou no Calvário, porque "sem derramamento de sangue não há remissão? Porquanto é o sangue que fará expiação pela alma." (Heb. 9:22),(Lev. 17:11). 
"Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos," (Isaías 53:5-6).
 "Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (II Cor. 5:21).  
Todos aqueles que crêem em Jesus Cristo tem vida eterna. "Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida," (I João 5:11-12).
"A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" (João 1:12)
8- Porque você precisa de Cristo?
Essa pergunta já está explicada, ele é nosso substituto! Mas isso pode ficar mais claro, vamos dizer que você ouve o evangelho e aprende sobre a lei de DEUS, seus mandamentos morais descritos nos 10 mandamentos (Êxodo 20:1 ao 17) e em todo novo testamento, ainda que você diga: “eu creio no juizo e não pecarei mais! Vou seguir a palavra!” Isso não adiantaria em nada, porque um dia você pecou! Já mentiu? Matou alguém ou odiou, o que é a mesma coisa aos olhos de DEUS? Já adulterou? Mas se você já viu uma revista ou filme pornográfico ou só imaginou algo em sua mente para DEUS dá na mesma, porque você só não fez porque talvez não pode mas se pudesse faria! Bom se você quebrou a lei de DEUS vai ter que ser punido! Exemplo: digamos que você quebre a lei humana mate e estupre, ainda que você não seja pego vamos supor que alguém filmou e guardou a filmagem, ainda que você nunca mais faça isso, se daqui 10 anos for levada essa fita à justiça você vai ser condenado porque um dia quebrou a lei, com Deus não é diferente por isso precisamos do Senhor Jesus.
 Eu acho engraçado algumas pessoas que não sabem nada de Deus nem tem interesse em ler sua palavra e ficam dizendo “não me preocupo com essa história de juízo DEUS é bom”. Mas esse é um dos problemas, se ele é bom e justo tem que nos punir! Imagine um assassino e estuprador após ter sido pego em flagrante e prestes a ser condenado no tribunal dizer: “Meritíssimo, estou tranquílo porque sei que o senhor é um homem bom”, a resposta do juíz seria: “Claro, é por isso que você será condenado!”.
É muito importante ter esse entendimento, porque se não houver a bíblia não fará sentido para você. É comum alguém dizer: “Jesus morreu por você!’’. A maioria não se preocupa, porque não entende o que realmente ele fez, pagou o que você não poderia pagar, com esse entendimento agora fará sentido essa frase.
9- Entendendo a lei de DEUS
A lei mosaica cheia de rituais de purificação foi abolida pela nova aliança feita em Jesus, porém a lei moral de Deus nunca mudou ela é relatada nos 10 mandamentos (Êxodo 20:1 ao 17) e em todo novo testamento, com exceção de guardar o sábado que o senhor Jesus aboliu. Os 10 mandamentos são a lei moral de Deus, mas temos que entender como funciona a lei de DEUS na nossa salvação.
  “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”.(Romanos 3:19,20)
Você não vai entender as boas novas sem entender a lei de Deus. A lei mostra a vontade de Deus o padrão que ele quer que o homem viva, porém entenda que a lei serve para calar toda boca da “justificativa” porque todos quebraram ela e quebram, a lei não muda nada para nós, mas ela ilumina o nosso entendimento, porque você só sabe que está no pecado porque ela diz, não podemos cair no erro de achar que podemos nos auto justificar pela obediência à lei porque a salvação vem da fé em Jesus Cristo, no seu sacrifício. Essa fé vem por ouvir a palavra que leva ao arrependimento que gera um novo coração. (Leia: Romanos 3:21 ao 27)
É assim que funciona a salvação: você tem que obedecer a lei de Deus, mas não é por isso que você é salvo, é porque Jesus pagou um preço muito alto por você, (leia: Romanos 10:3,4),  por isso no livro de Tiago ele deixa claro que: “fé sem obras é morta” é um conjunto, se você diz que crê na morte de Jesus por você, mas não há mudança de caráter e obediência a palavra não adianta nada, mas se há mudança aparente nas atitudes, porém não há fé no Senhor Jesus também não adianta, porque você não pode estabelecer sua própria justiça pela lei, mas somente pela graça que é o favor de Deus para conosco quando não merecíamos, mas Ele interveio por nós, é essa fé que tem que dominar seu coração.
10 – O pecado e Satanás
A maioria das pessoas tem Satanás como “grande vilão”, quando na verdade este é o “pecado”. Se você tirasse Satanás do mundo o homem ainda estaria morto espiritualmente e separado de DEUS. Sendo assim condenado ao inferno por isso precisamos do SENHOR JESUS e do seu poder, porque o nosso maior problema é a nossa “natureza pecaminosa”.
 E dizia: “O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos,  adultérios, as prostituições, os homicídios,  Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”.           (Marcos 7: 20 a 23).
 Mesmo sem Satanás ainda haveria problemas, ódio, guerras, homicídios, adultério e etc. É claro que Satanás é o grande tentador e trabalha para aumentar o pecado que já está no homem usando seus “dardos inflamados”. Ele cega os homens para não verem a verdade e os enganam, porque é o pai da mentira. Com certeza ele é nosso inimigo! Porém o maior problema é a natureza morta espiritualmente e corrompida pelo pecado.
11- Como ser salvo?
Agora chegamos em um dos pontos mais importantes, a salvação. O que é a salvação? Ela é a forma que DEUS tem para livrar o homem do inferno. Embora Jesus tenha morrido pelos homens nem todos crêem e querem ser salvos. Como ser salvo?
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” (Romanos 10:9,10 e 13)
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”.(1 João 1:8 ao 10)
Esse é o ponto chave, a única forma de ser salvo é confessando os pecados a Deus o que ás vezes não é tão fácil, mas é importante que você ore e confesse todos que lembrar implorando perdão. Convide Jesus para entrar em seu coração com sinceridade, confesse que ele é o seu Senhor e que você precisa dele, busque o perdão e o arrependimento, você tem que ser 100% sincero com você e com Deus, se você perceber que não sente arrependimento dos seus pecados implore a Deus que o ajude, que faça uma obra sobrenatural no seu coração e o regenere da natureza caida.
12- A necessidade da regeneração da antiga natureza
O homem está espiritualmente morto e o reino de Deus é espiritual. O seu espírito perdeu toda afinidade real com Deus. Ele não tem afeto por Deus ou pelas coisas espirituais. O homem nunca terá prazer em Deus enquanto possuir uma natureza somente carnal que é a que todos nascem, desde o pecado de Adão.
 “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.(Romanos 8:7,8).
Ele não tem habilidade para as coisas espirituais, “Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal”.(Jeremias 13:23).
 Portanto, nada há na natureza do homem que o qualifique para a cidadania num reino espiritual. O que estiver espiritualmente morto não pode habitar em um reino espiritual . Assim, deve o homem nascer de novo para poder entrar no reino de Deus.  Estar no reino de Deus implica submissão à Lei de Deus e o homem por natureza está em inimizade com Deus, por isso é necessário o novo nascimento para que esta inimizade seja dominada.
Entenda, o que conta na salvação é o novo nascimento não confunda com uma aquisição de religião. Ele é evidenciado pela mudança de carácter, conduta, prioridades e etc.
13- O  novo nascimento
“ Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”     (Joâo 3:3,7).
Todos precisam nascer de novo, porque a natureza morta tem que ser vivificada, o novo nascimento vem em duas etapas. A primeira “ouvir o evangelho” e a segunda “arrependimento”. Uma pessoa pode ouvir o evangelho e crer porém ser uma fé natural, ainda sem a vivificação, o novo nascimento é um ato do Espírito Santo pela graça e misericórdia de Deus, às vezes o novo nascimento acontece simultaneamente com a pregação do evangelho e acompanhado de arrependimento. O nascido do espírito continua sendo tentado, porém agora há uma disposição para brigar contra a carne, e esse conflito dura até o fim da vida, vou citar minha experiência inicial no evangelho para que você entenda.
“Quando eu ouvi o evangelho logo cri, mas quando eu pecava não sentia nenhum pesar, tristeza ou arrependimento, então comecei a orar a Deus dizendo que sabia que eu estava fazendo a coisa errada e que também não o amava, mas que eu entendia a necessidade e pedia para ele me ajudar porque não queria ir para o inferno. Com o passar do tempo nasci de novo e aprendi que a oração mais forte que existe é a oração sincera”.
Entender o evangelho já é um início de vivificação espiritual, mas se arrepender e nascer de novo é a grande necessidade, só o Espírito Santo pode conceder esse milagre, que é a graça de Deus. Talvez o novo nascimento seja um dos pontos mais difíceis de se entender e também o mais necessário, por isso se você ainda não nasceu de novo estude a bíblia e peça a misericórdia de Deus.
Não é difícil uma pessoa amar a igreja, frequentar, concordar com o evangelho, até trabalhar na obra de Deus e não ser nascida de novo! Por isso se analize pois ainda que você seja assim não pode entrar no reino dos Ceús e nem agradar a Deus com a velha natureza. 

14- A graça da salvação
A salvação é ato exclusivamente, unicamente de DEUS, Sua iniciativa, Sua intervensão em um caso sem esperança. Do Senhor vem a salvação. A salvação não é o pecador aceitando a Deus, mas Deus aceitando o pecador, a idéia de que o homem aceita a Cristo não tem base bíblica, (leia: Efésios 2:1ao10). Deus aceita o pecador! Essa é a mensagem que exalta a Deus e mostra seu amor.
Na graça, a ênfase não está em quem recebe, mas sim, no Doador!  Este é o Evangelho da nossa salvação! Você não pode  pensar com base no que se tem feito,  você depende inteiramente do que o Filho de Deus fez. Você pode pensar:  Mas, e a minha escolha? Eu não necessitava fazer alguma coisa? Eu não precisava ao menos ter que decidir, e desejar ser salvo?”
Esses pensamentos são normais porque nossa mente é humana e limitada (leia: Isaias 55:8,9), mas temos que ter fé na Palavra e não moldá-la à lógica humana, temos que crer na revelação bíblica.
Sim, na conversão eu desejo a Cristo, e faço uma escolha, mas tudo é a obra da Sua graça em nós.
 “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade” (Filipenses 2:13).
Então Deus não salva um homem contra seu desejo; Ele primeiro o faz desejar ser salvo. Tal desejo de salvação, não é natural ao homem, é assegurado apenas pela graça. De fato, o homem é contrário a Deus e Sua verdade, a menos e até que, Deus mude seu coração pecaminoso:
“O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu” (João 3:27). “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, por que elas discernem espiritualmente”.(I Cor. 2:14).
 O próximo versículo diz claramente que ter sido recebido por Cristo só foi possível pela graça de Deus que capacita: “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13).
Se você ama a Deus, é porque Ele antes amou você! “Nós amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro” (I João 4:19).
Se você escolhe a Deus, é apenas porque Ele te escolheu antes! “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós” (João 15:16).
Alguém pode questionar: “Mas eu abri meu coração, me arrependi, larguei o pecado, etc…” Entenda, isso não é o motivo da graça, mas a evidência da graça, se fosse assim seria por obras e não pela graça.      (leia: Efésios 2:1ao10)
Você e eu nascemos mortos em pecados e como pode um defunto fazer algo por ele mesmo? Não pode, foi Deus que fez. O objetivo desse entendimento é que de DEUS é tudo, a honra, glória é toda Dele. Percebe como entender sobre a graça de Deus dá mais sentido à Palavra? Você fica mais grato, humilde e esse é o objetivo deste estudo que você entenda, creia e louve o Senhor com a sua alma porque sabe que Ele fez tudo, te chamou e “efetuou tanto o querer  como o realizar em você”     (Filipenses 2:13), por isso tenha temor, não se vanglorie, nem critique as pessoas, se você possui uma mente mais aberta é porque foi Deus que te concedeu.
15- A disciplina e a perseverança
Se você é salvo ainda precisa continuar lutando. Deus na Sua Palavra põe sobre o homem a responsabilidade de perseverar na fé e na justiça. “Se continuardes na minha Palavra, então sois meus discípulos na verdade.” (João 8:31)
  “Confirmando as almas dos discípulos e os exortando a continuarem na fé e que devemos através de muita tribulação entrar no reino de Deus.” (Atos 14:22)
“Dirás então: Os ramos foram quebrados para que eu fosse enxertado. Bem; por causa da incredulidade foram quebrados e tu estás em pé pela fé. Não te ensoberbeças, mas teme; porque, se Deus não poupou os ramos naturais , teme que não te poupe a ti também. Considera, pois a bondade e a severidade de Deus: para os que caem, severidade; mas, para contigo, bondade, se continuares na Sua bondade; do contrário, serás cortado.” (Romanos 11:19-22)
“... o que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 10:22)
Você deve lutar contra o pecado: “…depois de havermos recebido o conhecimento da verdade, não resta mais sacrifícios pelos pecados...” (Hebreus 10:23,26)
 “Agora o justo viverá pela fé; mas se alguém afastar-se, minha alma não terá prazer no tal.” ( Hebreus 10:38)
  “Ao que vencer não sofrerá da segunda morte.” (Apocalipse 2:11)
 O cristão precisa perseverar para alcançar esse glorioso chamado e para isso precisa ter disciplina espiritual usando os meios de graça que Deus nos deu. Como fazer isso? Leitura diária da palavra de Deus, oração diária, jejuns, partipar dos trabalhos da igreja, não perder nunca a santa ceia, esses são elementos essenciais para vida espiritual sadia.
16- O cristão é perfeito?
A resposta é exatamente “não”. Ele continua sendo tentado pela sua carne, porém com a nova natureza em si regenerada, mas continua um conflito diário.
 “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” (Galatas 5:17)
Quem vence essa guerra? Deus vence ela! Se uma pessoa é realmente salva o senhor vai terminar a obra que começou. Por isso o cristão deve ser disciplinado e entender que sua prioridade é Deus e sua vida espiritual! Até porque a prova da sua salvação não é porque creu um dia, fez uma confissão e batizou, mas porque tem crescido em santidade e comunhão com Deus e tem se arrependido continuamente. Quando peca, e agora está cada vez mais aperfeiçoado, arrepende por coisas cada vez menores porque há uma sensibilidade das coisas de Deus. O cristão agora está alistado ao bom combate da fé em uma espécie de corrida onde o alvo é ficar firme em Deus e alcançar sua salvação.
17- O cristão peca?
Sim, o cristão peca! Ele peca, porém, devemos entender como isso funciona. Existem muitas pessoas que provavelmente são joio querendo justificar sua má índole, vivem dizendo, “mas ninguém é perfeito”, verdade ninguém é, porém devemos buscar perfeição, mas o ponto é que quando alguém realmente nasceu de novo ele peca, mas não é praticante do pecado, quando acontece é uma forma de acidente! Exemplo: Se você já bateu seu carro alguma vez tenho certeza que você não saiu pensando “vou bater no primeiro poste que eu ver” acredito que foi um acidente! Assim é o pecado do cristão. Mas se somos praticantes conscientes, planejamos e arquitetamos sem temor algum a forma de pecar nos enganamos se achamos que estamos salvos, tal pessoa deve se analizar, se arrepender e consertar sua vida! Lembre-se que acidente não acontece todo dia “mentir, julgar, ira,…”

18- A Morte física do cristão
Para o ímpio, aquele que não abandonou o pecado e não aceitou Jesus, a morte é o fim de tudo e o inicio da eternidade no inferno. Para o cristão o início  da verdadeira vida. 
 “E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (João 5:29)
O cristão não deve se preocupar com a morte como disse o apóstolo Paulo “viver é cristo morrer é lucro” após a morte o cristão é levado ao céu ou paraíso recebe um novo corpo e vive eternamente com Jesus na mais pura e perfeita alegria, salvação que o senhor nos deu.
19 - A ressurreição do corpo
(leia: 1 corintios 15:35 ao 49 e 53,54)
O novo corpo que o cristão irá ganhar será perfeito para sua nova vida no paraíso, será um corpo semelhante ao do Senhor Jesus glorificado, este será um corpo celestial, imperecível não sujeito a degeneração e a morte, poderoso não sujeito a enfermidades, nem fraquezas de nenhum tipo, corpo espiritual não limitado pelas leis da natureza. O cristão será revestido de imortalidade, com isso o cristão poderá ser tudo o que Deus sempre quis que ele fosse quando o criou, com certeza vale a pena lutar por essas grandiosas promessas.
 “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (2 coritios 4 17).
20- O  Paraíso
(leia: Apocalipse 21 e 22: 1 ao 5)
O novo céu é indescritível! Ali haverá completa glória de DEUS. Coisa essa que hoje com a nossa mente humana não conseguimos nem imaginar. Está escrito “o que olho nenhum viu e mente nehuma imaginou é o que o Senhor tem preparado para nós” usando as passagens citadas acima podemos imaginar.
“Um lugar lindo, glorioso, perfeito, onde o homem terá plena comunhão com DEUS  todos os nossos sentidos serão honrados, seus olhos contemplarão as mais belas imagens, perfeita luz, maravilhas. Acredito eu que no paraíso haverá cores que não existem na Terra. Os seus ouvidos serão completamente dominados pela mais linda melodia e o louvor dos filhos de DEUS. Sentiremos a presença gloriosa de DEUS, não haverá dor alguma, medo, tristeza, ansiedade, tédio, raiva e etc, tudo será completamente perfeito”
Não é fácil descrever o paraíso pois ainda que nós pensássemos nas coisas mais perfeitas possíveis não chegaria nem a 0,1% da perfeição que veremos e teremos no paraíso.
21- As boas novas
O significado da palavra Evangelho significa “boas novas”. Essas boas novas foram anunciadas a você durante este estudo. O ser humano estava destinado a destruição eterna, mas Deus interveio e Jesus se tornou nosso substituto. Creia nessas boas novas e as agarre com toda sua força, pois não podemos ignorar a verdade de Deus, nem disperdiçar o que ele fez na cruz.  “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”(Romanos 1:16,17)           “ E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Marcos 16:15)
Todo cristão deve zelar pela palavra do Senhor, pois ela é o meio que o Espírito Santo usa para convencer o homem do pecado e chamar seus eleitos. Aproveite agora que você está instruído e não peque por omissão. Estude com sua família, fale com as pessoas o que você aprendeu, e cumpra este mandamento de pregar o evangelho, nunca esqueça de condenar o pecado, pois ele é o problema.
Hoje vivemos em uma epóca onde até os que se dizem cristãos fazem pouco caso do pecado, “e quem faz pouco caso do pecado vai fazer pouco caso da salvação e o próximo passo é fazer pouco caso do salvador”.
“GLORIA SOMENTE A DEUS”
ESTUDO: FELIPE RAMOS
Evangelhoprimitivo.blogspot.com

Pagina Anterior Proxima Pagina Página inicial