De acordo com o ensino biblico o novo nascimento é o acontecimento mais importante na vida do homem pois é o grande divisor, é o momento da reconciliação com DEUS, é o cumprimento da grande promessa. Mas além disso é no novo nascimento que o homem é incluido na familia de DEUS e jamais será abandonado por sua graça maravilhosa! Neste artigo vou abordar um ensino biblico pouco falado e complexo porém muito importante.
Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.(João 1:12,13)
Uma pessoa se torna filho de Deus somente quando nasce de novo! Antes disso o homem continua de baixo da ira.Os direitos adquiridos pela graça na reneração são salvação e as promessas, eles passam a ter nova visão espiritual e entendimento, recebem nova natureza e com isso poder para fazer as coisas de Deus. E Deus o guarda!
mas vocês não crêem porque não são minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão. O poder que o Pai me deu é maior do que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele. Eu e o Pai somos um (João 10:26 ao 30)
É possivel a queda, perda da salvação ao que nasceu de novo, justificado, adotado na família de Deus, selado pelo Espírito Santo? Minha resposta é, Não pode! Talvez de impacto isso pareça errado mas é a bíblia que ensina isso. Há muitos textos do Novo Testamento que demonstram que isto é assim, que aquele que é justificados pela fé, inevitavelmente será glorificado, uma vez que pertencem a Cristo você sempre pertencem a Cristo. Pois ele ira preservar nossa sua vida.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor (romanos 8:28 ao 39)
Analise comigo, este texto não tem a menor lógica sem está verdade biblica que Deus preserva os nascidos de novo, porque todo dia um monte de gente se afasta por motivos ridículos! Quantas pessoas que se distanciam de Deus por qualquer motivo quem dira pelas situações que estão descritas neste texto.
Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor (1 corintios 1:8,9)
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus(filipenses 1:6,7) Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno (2 tessalonicenses 3:3)
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.(1 pedro 1:3 ao 5)
Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos(1 joão 2:19)
Bom estes versículos mostram muito bem como Deus guarda seu povo, não os religiosos mas os que realmente foram regenerados por Deus, essas passagens se alto explicam. Elas não querem dizer que você vai se tornar um filho de DEUS se você perseverar. Ela diz que se você persevera é porque Cristo o capacita . O ponto é que perseverar confirma sua participação em Cristo . A perseverança não é um pagamento para ficar em Cristo. É uma prova de que está em Cristo que realmente nasceu de novo é uma evidencia disso. Então a pessoa que vive em pecado e não se arrepende e muda, não cai de Cristo. Ele nunca esteve em Cristo, pode até parecer que foi convertido mas não foi! Observe a passagem seguinte:
Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.(1 João 3:8,9)
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.(1 joão 5:18)
O nascido de Deus tem uma nova natureza, disposição, ele pode pecar mas não ficara no pecado! Um exemplo é o rei Davi que cometeu um grande pecado mas foi restituido, ele se esforçou? Sim, ele buscou? Sim, ele se arrependeu? Sim, mas isso é possivel porque o proprio Deus efetua este desejo de buscar sua face, de se arrepender, se isso dependese do proprio homem ninguem seria salvo! Uma obsevação é necessaria neste ponto, Aquele que realmente foi regenerado nunca vai pensar “ bom vou pecar pois a graça em mim me garante” ele não pensa assim pois sua nova natureza não tem prazer em desagradar a Deus embora ainda peque, mas entenda que essa revelação biblica não é licensa para pecar! Mas uma forma de mostrar a corrupção humana e ao mesmo tempo a gloria de Deus e seu amor constante.
E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim.(Jeremias 32:38 ao 40)
porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.(Hebreus 10:14)
Por uma única oferta [Cristo] tornou perfeitos para sempre os que são santificados. Em outras palavras, quando Jesus morreu, ele aperfeiçoou os que “nascem de novo” para sempre. Ele fez isso no passado. Está passagem não diz que sua morte vai aperfeiçoá-los se eles se santificarem. Ela diz que sua morte tem aperfeiçoado os que são santificados. É feito eterno. A busca da santidade (santificação ) não ganha essa perfeição, foi Jesus que assegurou para nós no passado, o processo de santificação simplesmente mostra que estamos entre esse número dos que foram eternamente aperfeiçoados pela morte de Jesus.
Então eu concluo, se alguém faz naufrágio na fé, não perde a salvação que um dia teve, mas mostrar com a sua falta de perseverança que nunca realmente pertenceu a Cristo, nunca nasceu de novo , justificado, adotado , e selada pelo Espírito Santo. Mas entenda que é fácil confundir religião com real devoção, é possível uma pessoa ser iluminada e ter discernimento da Bíblia e do Evangelho sem ser nascida de novo. O Espírito de Deus pode estar trabalhando em sua vida convencendo do pecado, chamando a Cristo, revelando verdades mas ela ainda não ser nova criatura, pode até confessar que Jesus é seu senhor como diz em Mateus 7:22, Profetizar e expulsar demônios e fazer milagres em nome de Jesus .Tudo isso e ainda ouvir as palavras terríveis no último dia , "Afasta de mim, vós que praticais a iniqüidade . Nunca vos conheci . "
Por estas razões eu digo , sim, todos nós devemos tomar cuidado quando lemos as advertências das Escrituras. O ponto das advertências é fazer com que nossos corações tremam com a possibilidade de cair sob a ira de Deus. E assim as advertências da Bíblia apoiam a nossa garantia da seguinte maneira: elas nos fazem conscientes do perigo real da vida espiritual descuidada, pois Deus nos mantem de pé usando os meios de graça que estabeleceu “sua palavra, oração, batismo, santa ceia”
O resultado deste entendimento em nós deve ser em primeiro a infinita gratidão por Jesus conquistada na cruz tão grande benção! Segundo, dar a gloria de uma vida espiritual sadia a Deus e somente a ele! Terceiro, ser humilde para com os outros, conciente que só a misericórdia nos faz estar de pé! Quarto, sempre se analisar e fazer viva a vocação que fomos chamados, este ensino não é para resultar em comodismo espiritual, julgamento ao próximo, nem a sensação de que estamos garantidos porque só a perseverança até o fim vai provar isso.
Finalizo dizendo se você é cristão pregue o evangelho de forma sadia para as pessoas, não com ladainha, pois o que o homem precisa é nascer de novo! A pregação sobre o arrependimento deve ser sempre a principal, devemos orar e lutar para que as pessoas sejam reconciliadas com DEUS.
Artigo: Felipe Ramos.